quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Estocolmo - Parte 3 - Segundo dia

Depois de um merecido descanso o despertador tocou às 8h da manhã pra irmos pro passeio de barco no arquipélago e quando olhamos pra fora da janela... estava nevando!
Sim, a gente é tão, mas tããão sortuda, que quando vai pra Estocolmo pega a primeira neve do ano!!!! hehehe Mas foi legal, a paisagem ficou muito bonita!!


Resolvemos dormir mais uns 40 minutos, já que não tínhamos hora pra ir no arquipélago (queríamos ir com sol) e adiantamos a programação do terceiro dia pra ver se dava pra ir no arquipélago no dia seguinte. Fomos tomar café da manhã num lugar bem bom, mas vocês podem ver como eu estava cansada...

E as luminárias, eu tive que tirar foto, eram em forma de chifres de veados!!!


Em Estocolmo a gente encontra tudo imaginável no tema de veados ou vikings! Sério, TUDO! Tem também uns cavalinhos vermelhos pintados, bem feinhos na minha opinião, e é uma disputa grande no mercado pra ver o que vende mais...


Mas voltando ao assunto... Depois do café da manhã fomos pra uma ilha com três museus, com a intenção de visitar pelo menos dois deles.


O primeiro que fomos foi o Vasa Museu, que é em homenagem a um barco viking que naufragou há mais de 300 anos e nos anos 60 eles conseguiram tirá-lo do mar inteiro. O barco é enoooorme, fiquei impressionada!! Aí tem várias histórias das pessoas que estavam no barco, como funcionavam barcos vikings, as guerras da época e até como conservam o barco no museu. Foi bem interessante! Mas o mais bizarro (ou tragicômico, que é moda agora com as eleições... hehehe) é que o tal do barco navegou míseros 1500 metros e naufragou!!! Eles explicam o que tinha de errado no barco e tem a ver com contra peso e não sei mais o que... Muito complexo pra minha paciência... hehehe Só sei que foi um erro na construção e aquele barco gigantesco (considerando que tem mais de 300 anos) afundou na primeira hora de navegação.

(a foto tá ruim, mas é a única que tinha ele inteiro comparado com pessoas)

Depois do Vasa Museu, íamos pro Skansen quando vimos o sooool! \o/
Então, resolvemos ir pro passeio de barco pelo arquipélago. Fomos até lá esperar a partida do barco e encontramos algo muito interessante no caminho. Um medidor de água e ar no meio da rua. Ele diz o nível de partículas no ar e a velocidade do vento (direita) e a qualidade da água (esquerda).


Depois dessa pequena parada, fomos pra um passeio de 2 horas e meia pelo arquipélago. A paisagem era liiinda, mas as fotos não fazem justiça... Era mais legal na parte de fora do barco, mas era um friiiio por causo do vento... Mas aguentamos firme a vimos quase tudo do lado de fora! =)


Eram vááárias pequenas ilhas, cada uma diferente, umas com neve ainda, outras já derretida, umas casas gigantes e outras bem pequeninhas... Foi bem legal.


E depois do passeio no aquipélago fomos pra rua das compras. A Lisa tava super empolgada com o fato da H&M ser Sueca e queria explorar as 20 que tinham lá e eu queria dar uma olhada geral mesmo, porque os preços suecos não são dos mais atrativos... Essa é a rua principal, mas a foto foi tirada de manhã, quando tava mais vazia. Não fomos pra rua das grifes porque Gucci e Louis Vitton não é pro meu bico... hehehe



Durante as idas e vindas das lojas, duas coisas me chamaram atenção. Primeiro que o cara que vendia cachorro quente na carrocinha tinha um inglês melhor que o meu! hehehe Segundo que os carros não param tanto nas faixas de segurança quanto na Finlândia e que as pessoas tampouco esperam o sinal verde pra atravessar. É claro que eles param bem mais que no Brasil, né, mas eu tô acostumada já com o trânsito Finlandês e isso me chamou atenção. E, pro meu espanto, eu ficava com MEDO de atravessar a rua no vermelho!!! Sério, acho que estou há tempo demais na Finlândia... hehehe
Bom, depois de bater uma perna pelo centro da cidade, fomos de volta pro Hostel comer e dar uma cochilada pra sair de noite. A Lisa queria conhecer a noite sueca e eu achei que poderia ser interessante. Foi legal, nada de muito diferente, exceto pelo fato de que eu estava num lugar com música eletrônica e de repente começou a tocar um FUNK remixado!!! Sério!!! FUNK!!!!! Eles colocaram com um ritmo dance e de vez em quando uma voz de mulher cantava "joga o dedinho pro alto" e um cara cantava "quero ver você sentar". Foi MUITO engraçado!!!!
O lugar era legal, mas fechava às 3h da manhã. Mas também foi bom porque eu tava poooodre e a Lisa mega empolgada, então pude ir pra casa.


No caminho ainda nos enrolamos pra conseguir ir pra casa, porque o mapa tava com uma rua a menos e nos confundimos total, mas chegamos e sobrevivemos! =)

Bom, esse foi o segundo e looongo dia. O próximo post será sobre o terceiro e último dia na cidade, mas não o último post sobre a saga Estocolmo... hehehehe

4 comentários:

  1. Achei no Youtube a música que tocou lá... hehehe
    http://www.youtube.com/watch?v=pQ4XDAPlBZg

    ResponderExcluir
  2. Bah! Que dia movimentado, Panana! CEEEERTO que eu não ia ter aguentado esticar a noite! Tu és corajosa!! Hehehehehe Ah! As fotos estão ótimas e a Lisa parece ser muito diver! Gostei dela ;)
    Smack!
    Palmeira

    ResponderExcluir
  3. Ooooooooohhhhh! Que música horríííível!! Sério que é isso que estamos exportando?! Hauhauhauhauahuahuaa

    ResponderExcluir
  4. UAHUAHAUAHAUAHUA
    Essa do funk eu não esperava
    beijo

    ResponderExcluir