terça-feira, 31 de agosto de 2010

Finnish finished!

Hoje foi meu último dia de aula do intensivo de finlandês!! :D
Depois de um mês de muito estudo, agora eu tenho um dia e meio pra descansar... E quinta começa o programa de orientação da faculdade e semana que vem o mestrado! Aeee! :D
As aulas de finlandês foram bem legais e interessantes. Eu gosto muito de aprender línguas e essa é um bocado diferente. Masss eu achei puxado demaaais! É muita matéria mesmo pra um semestre. Acho que eu aprendi mais de finlandês em três semanas do que aprendi de italiano em um semestre todo...A parte boa é que consegui ir bem. Isso me exigiu muito estudo, mas pelo menos era só isso o que eu tinha pra fazer por aqui nesse mês e não me atrapalhou em nada. Mas agora tô na dúvida se faço o finlandês dois ou não. Não sei bem que tipo de oportunidade falar finlandês pode me dar por aqui... E por outro lado, pode ser que não faça diferença nenhuma e ainda seja mais uma coisa pra estudar no meio de um monte de cadeiras do mestrado. Fora que em dezembro eu poderia ter mais tempo pra dar uns passeios por aí se não tiver que ir nas aulas de finlandês...
Bom, resumindo, não não sei o que faço. Se alguém tem uma ideia/opinião, estou aceitando. Acho que tenho até semana que vem pra decidir.

Alunos latinos e professora de finlandês

Aproveitando o assunto, vou colocar hoje aqui um trava língua finlandês. Tentem falar essas frases sem dar um nó na língua! (Eu não consigo... hehehe)

- Vesihiisi sihisi hississä (O monstro do mar estava silvando no elevador)
- Ääliö, älä lyö! Ööliä läikkyy. (Não me bata, seu idiota! A cerveja vai derramar)
- Yksikseskös yksiskelet yksiössäs, Yrjö? (Você está tossindo sozinho em seu apartamento, Yrjö)
- Katso kastuiko kaktus (Veja se o cactus ficou molhado)
- Lääkäri määräsi väärää päänsärkylääkettä (O doutor prescreveu um remédio errado contra dor de cabeça)
- Alavilla mailla hallan vaara (Nos países baixos há perigo de congelamento)
- Mustan kissan paksut posket (O gato preto tem bochechas grossas)

Bom, em breve terei novidades sobre meu mestrado, então! :D
Beijosss

8 comentários:

  1. hahahaah que isso?? falar finlandês já é um trava língua, então esses ai são travas línguas de travas línguas.. e pior que tem umas frases comuns, tipo a do médico e a da cerveja.. hahah q viagem.. e óbvio q não consegui pronunciar nenhuma, pq n faço niputaidea de como se pronuncia isso!!
    Quanto ao fazer ou não fazer o finlandês, tu vai ter que pesar mesmo se vale a pena, o quanto isso vai te ajudar ou o quanto vai atrapalhar... te conhecendo, tu n vai conseguir fazer só por fazer.. pensa com carinho. Eu n faria e me dedicava ao mestrado =o) mas essa sou eu =P

    ps: fiquei feliz que eu entenderia q kaktus é cactus.. um dia se eu for pra Finlândia e alguém falar em kaktus, eu vou entender!!

    ResponderExcluir
  2. Impossível de falar esses travas línguas!hehe
    Sobre fazer finlandês dois, acho que tu mesmo já colocou aqui motivos suficientes para não fazer. hehe...Eu no teu lugar não faria.
    E parabéns pelo curso de finlandês! Fiquei sabendo que passou com nota máxima...
    É muito inteligente essa minha namorada. Que orgulho! hehe
    Beijão e te amo!

    ResponderExcluir
  3. masahhh nota maximaa!!! o orgulho da familia!!!
    qnto ao trava lingua.. haha sem comentarios neh.. soh consegui ler as coisas q estao entre os parenteses hahaha
    e o finlandes.. se eu fosse eu, eu nao faria, mas se eu fosse tu, faria sim! acho q nao vai te fazer mau nenhum e se tiver mto pesado depois eh soh tu nao tirar a nota maxima e se dedicar mais ao mestrado. mas acho q se tu tem a oportunidade tu tem q aproveitar ainda mais q tu eh mto sabidonaa ;) e tbm se no fim do ano quiser viajar ngm vai se importar se tu faltar umas aulinhas q outras (que o pai e a mae nao leiam isso aueheauahe)
    beijooss manaaa
    saudadess de tii

    ResponderExcluir
  4. Mazaaaaaaa Banana... nota máxima!!! Meus parabéns!!! Essas minhas amigas só me dão orgulho!!!

    Meu senhor!!!!!!! O que são aquelas frases!?!?!?! Assim como a Isis, só consegui ler o que tava entre parênteses... heheheheheeh. Quando tu vier pra cá, certo que vai ter que falar finlandês pra eu ouvir!!!!!!

    Quanto ao curso, eu não faria. Mas essa sou eu, pessoa que deixa tudo pra última hora, que deixa tudo acumular... hehehehe. Tu precisa pensar no quanto isso vai ser útil pra ti e se, te conhecendo, tu vai conseguir conciliar com o mestrado fazendo os dois bem-feitos!!!

    Não sei se te ajudei ou se só piorei :D
    Mais uma vez, meus parabéns!!! Ah, e tudo de bom no início do mestrado!!! Boa sorte e que tu tenha muito sucesso!!!

    Depois nos conta como foi!!!

    Um beijo da Mocre.

    ResponderExcluir
  5. Hauhauhahauahuahauhauhauahuahuaha
    Pelo menos aprendeste uma frase útil, Banana: "Ääliö, älä lyö! Ööliä läikkyy!" Vou tentar decorar essa pra falar no boteco! ;)

    Parabéns pela nota máxima, ô cabeção!! Ah, quanto à continuidade das aulas: se tu gostaste de aprender finlandês, acho legal continuares fazendo. É uma oportunidade única, afinal de contas. Se não gostaste tanto assim, então não vale a pena.

    Luv ya! Smack, Palmeira

    ResponderExcluir
  6. Ah, outro título de post muito bão! Vou te convidar pra criar o título da minha dissertation (vai ser em inglês)! Huahuahuahuahuaha Smack!

    ResponderExcluir
  7. ahahahahahahahah! Tô morrendo de rir com estas frases em Finladês... "Não me bata, seu idiota! A cerveja vai derramar" = "Ääliö, älä lyö! Ööliä läikkyy!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Cômico!
    Beijos, Jeina e bom início de mestrado!
    CláMaria

    ResponderExcluir
  8. Realmente as frases são um pouco estranhas, mesmo em português hehe
    beijos

    ResponderExcluir