segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Supermercado

Eu venho querendo escrever sobre o supermercado faz tempo, mas não encontro inspiração. Depois de tanto esperar ela chegar, resolvi escrever sem ela mesmo... hehehe
Bom, muito me perguntaram como é, qual o preço das coisas, o que mais tem pra vender e outras cositas mais que vou tentar responder.
Aqui tem três principais supermercados: Prisma, no qual não fui ainda; K City Market, que é o grandão; e o Lidl, que é alemão e o mais barato de todos.
O K é enooorme (um big Big! hehehe) e tem de tuuudo lá. Tudo mesmo! Tem comida, eletrônicos, roupas, artigos esportivos, bicicletas, produtos de beleza... O que mais me chamou atenção foram as roupas. Mais ou menos um terço do mega super é roupa! E muitas com preços bons. Não tirei foto, porque fiquei com vergonha.... Sair tirando foto no super é no mínimo esquisito.
Já o Lidl é menor, mas tem mais coisas baratas. Pra comprar comida é muito bom.
Sobre os preços, tem coisas que dão mais ou menos no mesmo, outras mais baratas e outras mais caras. O mais caro, comparando, é o preço do pão, queijo e presunto, que sempre compro. Mas geralmente compro em torno de 15, 20 euros de comida por semana (eu almoço na universidade). As carnes são mais caras, mas depende do tipo. Não vi tooodos, mas vi umas por 9 euros o kg que não sei identificar qual eram... Também vi umas embaladinhas bonitinhas de boi, que lembram as carnes da Fazenda Ana Paula, por 45 euros o kg (!!!). Então isso eu teria que pesquisar mais pra ter uma noção da média de acordo com os tipos... Só tenho comido carne na universidade mesmo...
Uma coisa interessante por aqui é o sistema de reciclagem. Eles levam super a sério a separação do lixo e tem em tudo que é lugar. Nas latas e garrafas, vem sempre escrito por quantos euros tu pode trocá-las:
E no super tem um lugar pra tu trocar que achei bem divertido. É uma máquina que "engole" tuas latas e garrafas e calcula quanto tu ganha no fim. Aí tu recebe um papelzinho com o valor em desconto pra quando for comprar lá:

Outra coisa iteressante é que em todos os produtos diz o preço da unidade que tu tá comprando e do lado o preço do kilo/litro do produto. Aí tu pode comparar diferentes marcas facilmente, mesmo que tenham pesos diferentes! :D
Bom, acho que já deu pra ter uma noção dos supermercados por aqui... Se tiverem mais perguntas me digam!
Até breve! :D

9 comentários:

  1. Incrível essa máquina que engole as garrafas e latas...Muito legal mesmo! E tu ainda ganha dinheiro...Bah! muito diver!
    Beijão morzinho. Muitas saudades...

    ResponderExcluir
  2. Noooooossaaaaaa, Primeiro Mundo é outra coisa mesmo!!! Essa máquina é o MÁXIMO!!! Tu ajuda o planeta e ainda ganha uns pila!!! Adorei!!! Sensacional!!! Outra mentalidade!!! Fiquei te imaginando tirando fotos das roupas do super... ia ser diver... hehehehehehe. Beijo da Mocre!!!

    ResponderExcluir
  3. Jana querida, ainda não tinha vindo ao teu blog, mas hoje decidi-me!
    Fartei-me de rir com o texto do super e fiquei a pensar como é engraçado ver as coisas que se considera normais por outros olhos. Diverti-me bastante.
    Beiinhos!!!

    ResponderExcluir
  4. bah cada vez mais impressionada com esse 1o mundo... um dia a gente chega lá! =o)
    saudadees!!!

    ResponderExcluir
  5. heheheh a maquina eh tri!
    Aqui na Australia a carne eh triii cara tbm..
    Sinto falta do churras =(
    Jana...e o alcohol por ai?? Aqui tbm eh mto caro =S

    ResponderExcluir
  6. Muito tri isso! Bem que podia ser assim aqui também, né?
    Beijos,
    Loira

    ResponderExcluir
  7. Bah, Eva o álcool é carinho aqui tb... Não sei como eles bebem tanto! hehehe

    ResponderExcluir
  8. Putz, a Loira ia ficar rica com uma maquininha dessas! Hehehehehe Mas o que eu gostei mesmo foi de ver que aí o pessoal sabe o quanto está pagando por cada produto. Ia me poupar tanto trabalho se aqui fosse assim também... Eu não ia precisar ficar calculando o preço do metro do papel higiênico e a Loira ficaria feliz porque o rancho demoraria menos! Hauhauhauhauhauha

    ResponderExcluir
  9. Ih Jana, se já tivesses vindo aqui na Princesa do Sul, terias visto que é muuuuuito normal fotografar no Big, principalmente aos domingos...

    ResponderExcluir