sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Malmö

No dia seguinte fui pra Malmö.
Malmö é uma cidade bem tranquila e simpática. Gostei muito dela! Tem uma parte nova, uma parte velha e uma parte central cheia de lojinhas e praças com crianças patinando no gelo.
Não cheguei cedo porque eu sabia que era uma cidade pequena e resolvi dormir até mais tarde. Quando cheguei lá, caminhei mais pela parte central e tirei umas fotinhos.


Casas grudadas


Pracinha feliz



Orquestra


Feirinha


No outro dia acordei mais cedo e fui caminhar pras partes mais longe da cidade. Primeiro fui nesse parque que tem um rio bem bonito. Tinha um moinho simpático também.


Rio bonito



Moinho simpático


Depois fui pra parte nova da cidade, que tem uma orla bem bonita e deve ser beeem legal no verão. Tinham vários barzinhos fechados que parecem divertidos.

Orla


De lá também dá pra ver a ponte que liga a Suécia e a Dinamarca. É a ponte Öresund, da qual eles têm tanto orgulho. Foi por ela que eu viajei de uma cidade a outra de trem. Ela tem 15 km de comprimento.

Öresund Bridge


Nessa parte da cidade a gente encontra os prédios comerciais e outras indústrias. Isso me deu um pouco de medo porque eu fui pra lá dois dias depois que um homem bomba se explodiu em Estocolmo e já tava meio tensa com essa história de terrorismo. Aí chego na cidade e tem um World Trade Center quase do lado de uma torre gigante (Turning Torso). Passei perto só porque é uma das principais atrações da cidade, porque tava apavorada! hehehe

World Trade Center



Turning Torso


Depois fui pra parte velha cidade, que era bem bonitinha também, cheia de casinhas pequenas grudadas umas nas outras.


Old Town


No meio da tarde a Lu, uma colega minha chinesa que estuda em Lund, veio pra cidade e me convidou pra ir pra lá mais cedo. Ainda fiquei lá até de noite pra ver um evento especial que por coincidência aconteceu enquanto eu estava lá. E é um dos mais importantes do ano. É o dia da Santa Luzia. Eles escolhem uma mulher que representa a Santa Luzia e ela vem numa carruagem com uma banda tocando na frente desde o prédio da Ópera (uns 15 minutos de distância). Então ela entra junto com outras mulheres nessa casa gigante que é do lado da prefeitura, numa das praças principais, e elas começam a cantar. Também teve uns discursos em sueco que não entendi nadinha, mas foi interessante.


Frente da casa




Santa Luzia chegando




Santa Luzia e amigas cantando


Depois de dar uma espiada no espetáculo, fui pra Lund visitar a Lu e o Waqas (colega paquistanês com os problemas de visto que já contei e que também mora em Lund).

2 comentários:

  1. Que lugar lindo!!! Um charme!!!

    Ainda bem que o World Trade Center não era muito alto, mas fiquei assustada que pudessem destruir aquele outro edifício lindo!!! Hehehehehehehe

    Como se pronuncia o nome dessa cidade e da próxima que tu vai postar aqui?

    Um beijo da Mocre!!!
    Miss you!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mocre!
    Miss you too! =)
    Malmö só faz um biquinho no "o" e Lund é como se escreve mesmo, com "d" mudo.
    Beijãooo

    ResponderExcluir