sábado, 20 de novembro de 2010

Ice Hockey

Finalmente fui a uma partida de Hockey no Gelo! =)
Foi beeem legal! Quando fui no futebol, achei legal, obviamente mais quieto que no Brasil e bem mais educado, só com palmas e tal, mas no Hockey, que é uma das paixões finlandesas, o pessoal é beeem mais pilhado! Ou seja, diversão na torcida!!! =)
A finlândia está em quarto lugar no ranking mundial de Hockey no Gelo e é uma das grandes forças mundiais. O campeonato finlandês tem um nível bem bom e o time aqui da cidade, o JYP, está em primeiro lugar no campeonato! =)
O problema é que os jogos sempre caiam nas quintas à noite, quando eu jogo vôlei, mas na última terça teve um jogo e fui com a Monika, o Michael (namorado dela) e o Tom, que é um americano amigo do Michael (eles estudaram finlandês juntos no verão).
Tentei tirar uma foto de nós, mas coordenada como sou, saiu só meia Monika... hehehe

Eu, Tom, Michael e Monika


Foto do rink


Chegamos não tão cedo quanto deveríamos e acabamos ficando em cima dessa galera, com uma visão meio ruim no começo. Como compramos o ingresso mais barato (10 euros pra estudante!) tínhamos que ficar em pé. Mas pelo menos era perto da torcida organizada e mais animado! =)

Lugar que ficamos (tinha uma torcida organizada mais pra esquerda)


Antes do jogo começar


O jogo é mais espetáculo no início, com luzes e apresentação dos jogadores, bem legal! Fiquei tirando fotos que nem turista... =P
Então começou o jogo e eu bem perdida nas regras, não sabia nem quantos tempos tinham... hehehe Mas fui aprendendo algumas coisas ao longo do jogo e depois dei uma lida em casa pra saber da próxima vez...
Primeiro, é muito engraçado que os caras se tocam contra a proteção lateral o tempo todo. Às vezes é acidente porque não tem muito como frear, mas depois eu percebi que eles podem fazer isso de propósito só pra atrapalhar o outro jogador. Os caras têm que ser rápidos e pensar MUITO rápido! Aí quando eles vêem que vão tomar uma prensa, já passam o puck (disco) pra um companheiro.
Outra coisa legal é que eles têm troca ilimitada de jogadores e não precisa parar o jogo pra isso. Quando tu vê, um deles toca o puck pela linha de fundo e os cinco jogadores de linha pulam o murinho pra entrar no rink enquanto os que tavam jogando tão pulando pra dentro da área de reservas.
Difícil era saber quando era falta. Os caras quase se matavam e não era nada e daqui a pouco por menos que aquilo era dada uma falta (quase nunca, né... hehehe). Descobri depois que é proibido usar o stick pra fazer o outro tropeçar ou algo assim, agarrar a camisa ou bater por trás. Note que é por trás, porque se bater pelo lado tá valendo e azar de ti se não viu que ia levar...
Interessante também é que tu pode usar a mão pra aparar o puck, mas não pode segurar nem fazer gol de propósito com ela. Da mesma forma, pode usar o patins pra aparar o puck, mas não pode fazer gol de propósito com ele.
Eles também têm uma espécie de impedimento que é diferente do futebol. Tem linhas ao longo do campo e o passe não pode ultrapassar duas linhas de uma vez. Por isso fica tããão rápido e os jogadores têm que estar perto uns dos outros.


O jogo visto de cima

No fim do primeiro tempo, que tem 20 minutos, fomos mais pra baixo procurar lugares. Achamos na segunda fila e ali ficamos até o fim do jogo. Beeem melhor, eu quase conseguia ver quando era gol (é muito rápido e o puck é muito pequeno... Tá bom, eu tava sem óculos... hehehe). Descobri que o jogo tem 3 tempos de 20 e o cronômetro para quando o puck não está em jogo. Também tem punições pra quando o jogador faz uma falta mais grossa ou outros tipos de infrações que não sei todas. Aí ele pode ficar 2, 5 ou 10 minutos fora do jogo. Ele também pode ser expulso, mas pra isso deve precisar matar alguém, eu acho... =P Durante esse jogo só vi algumas punições de 2 minutos, isso que um cara deu propositalmente com o braço na cara do jogador do outro time quando não estava em jogo e na frente do juiz.

Como ficamos no meio da torcida mais calorosa, tinham várias musiquinhas curtas pra cantar (que eu não sabia cantar, só batia palma pra acompanhar... hehehe) e também uns caras gritando pra xingar o juiz e o adversário. Nessa hora eu queria saber falar finlandês decentemente! hehehe E na hora que o cara do outro time deu no do nosso (o lance que comentei antes) foi bem na nossa cara e todos começaram a apontar pro cara e gritar "ulos!". Aí me emocionei, primeira coisa que eu entendia (significa "ir pra fora"), e gritei junto!!! =) E o juiz mandou ele pra fora (2 minuos de "castigo").

Visão beeem melhor!






No fim o jogo ficou empatado nos três primeiros tempos e teve uma prorrogação de 5 minutos. Nesse tempo eram so 4 jogadores de cada time mais os goleiros. Mas continuou empatado e foram pros "pênaltis". É um jogador que vem do meio do campo em direção ao gol e tenta marcar. Mas aí perdemos =(
Fiquei me sentindo a mais pé frio da história porque os caras são os melhores da liga e é só eu ir que eles perdem!!! Mas aí fui ver os resultados desse ano e descobri que esse outro time é o segundo da liga e que era o único time que tinha ganhado do JYP nessa temporada. Então minha consciência ficou mais aliviada... =)
No fim foi bem divertido e fiquei com vontade de ir mais vezes! Acho que por aqui vou trocar o futebol pelo Hockey mesmo... =)

5 comentários:

  1. que massa janinha!!! senti a tua empolgação só pela forma com que tu escreveu! muito legal! não sei se tu fez, mas se não, na próxima faz uns vídeos, acho q tem como postar vídeo aqui tb! ou então qdo tu vier em dezembro pode nos mostrar, fiquei bem curiosa em ver isso em movimento! =)
    agora vou ler os posts de oslo que n tinha visto ainda! te puxou nesses ultimos dias hahah
    beijaao
    saudades!

    ResponderExcluir
  2. ah, sim, boa idea!!! =) dá pra botar vídeo sim!!! qdo eu for de novo faço uns!! =)
    saudades tb!! =)

    ResponderExcluir
  3. muito legal!! tbm fiquei com vontade de ver um jogo desses heheeh

    ResponderExcluir
  4. Muito Legal! Também quero ir no jogo de Hockey... deve ser muito diver mesmo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  5. Incrível esse teu post, Pananinha! Ri muito!! Hehehehehe Deve ter sido uma experiência muito diver! Enxerguei direitinho tu revoltada com o cara e gritando "ulos"! Hauhauhauahuahuaha
    Ah! E as fotos ficaram ótimas, como sempre ;)
    Beijãozão!
    Palmeirinha

    ResponderExcluir